No Brasil, anualmente,
são gastos cerca de R$ 192 bilhões, ou 11,7% do PIB nacional, com logística.
Deste total, aproximadamente 63% são direcionados para pagamento de terceiros,
ou seja, para os prestadores de serviços logísticos.
A cada dia que passa as empresas
buscam cada vez mais se reestruturar para conduzir de forma mais eficiente e
eficaz suas operações logísticas, e uma das alternativas, muitas vezes
encontrada é a terceirização. Podemos afirmar que hoje, a terceirização das
atividades logísticas no Brasil é uma realidade.
Empresas dos mais variados
segmentos, principalmente as indústrias optam por terceirizar suas atividades
logísticas, entregando aos prestadores de serviços a responsabilidade por todas
as atividades, que vão desde as operacionais até as mais estratégicas.
A terceirização das
atividades logísticas é uma prática que ao longo dos anos esta em ascensão, e
vem seguindo os passos do processo evolutivo da logística não somente no Brasil
mais no mundo. Neste cenário esse movimento estimulou o desenvolvimento dos
operadores logísticos em busca de maior profissionalização e melhorias de
eficiência na operação e gestão, com objetivo de aumentar o nível de serviços
oferecidos aos clientes.
Dentre as atividades dos
prestadores de serviços logísticos, podemos citar as atividades potenciais de
terceirização: o transporte de distribuição, transferência e suprimentos, cujo
podemos considerar como atividade básica, esta com o maior índice de
terceirização no país. As atividades intermediárias como a logística reversa,
armazenagem, gerenciamento do transporte intermodal, cross-docking e auditoria
de frete. E as complexas responsáveis por gerenciar toda a operação.
Esse perfil de
terceirização do mercado brasileiro, ou seja, esta classificação, pode ser explicado
devido ao receio de muitas empresas em entregar a gestão de suas operações
logísticas a esses prestador de serviço, o mercado ainda não esta totalmente
preparado, falta empresas expertise e adequadas para absorver a tarefas mais
complexa “A gestão de toda operação”, hoje podemos afirmar que existe um
número bastante reduzido de empresas que terceirizam toda a logística
integrada, a utilização desta prestação de serviços é adquirida apenas de forma
simplificada, ou seja utilizam somente a atividade básica de transporte.
No Brasil o gasto médio
com custos logísticos nas empresas é de 9% do faturamento total. Os elevados
custos da operação são considerados uns dos principais motivos para se
terceirizar, sendo as empresa ao terceirizarem suas atividades, apostam numa
grande oportunidade de redução dos mesmos. Outra prática adotada pelas empresas
é de buscar parcerias com outras da mesma região, afim reduzir o custo com o
operador terceirizado, ao agrupar suas cargas no mesmo veiculo, reduzindo assim
o custo.
São vários os motivos
que levam uma empresa à decisão de terceirizar parte ou totalmente suas
operações logísticas. A princípio, a terceirização pode apresentar uma série de
ganhos, como a redução de aquisição de bens ativos, o custo de mão de obra, a
possibilidade de concentrar nas atividades chaves, o aumento da eficiência
operacional e do nível de serviço, é a oportunidade que as empresas esperam em
transformar em custo variável o que antes era custo fixo.
É importante lembrar que
as empresas devem acompanhar a forma como são conduzidas as atividades
desenvolvidas pelo prestador de serviço logístico contratado. Em geral após
terceirizarem suas atividades, muitas empresas percebem que, mesmo com
processos de seleção estruturados, nem sempre o prestador de serviço logístico
selecionado executa o serviço da forma desejada, tendo que na maioria das vezes
substituir o operador.
Vale ressaltar que nem
sempre o fator preço deve ser considerado como fator de decisão na hora de
contratar, o motivo principal que deve ser avaliado é a qualidade dos serviços
prestados. Procure buscar referências de com outros clientes e busque a melhor
opção do mercado. A qualidade nos processos logísticos é considerada fator de
sucesso para os negócios. Significa que processos logísticos eficientes
oferecem uma oportunidade de criar vantagens em relação à concorrência. Por
esse motivo que as empresas precisam ficar atentas as desvantagens da
terceirização que envolve a possibilidade da empresa perder o controle da
operação, não acompanhar os avanços tecnológicos, correr o risco de piorar seu
desempenho operacional ou mesmo abrir mão de habilidades essenciais para seu
sucesso, além da perda da qualidade já que os serviços são executados por
profissionais, muitas vezes com baixa qualificação.
Entretanto para se obter
sucesso no processo de terceirização, o importante é saber realizar as escolhas
certas, buscar sempre empresas que primam pela qualidade de seus funcionários e
que realizam constantes treinamentos, no intuito de oferecer tranqüilidade
total a seus clientes.
Autor:
Claudete Baldez.
CB
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