A finalidade principal do controle do
peso e balanceamento das aeronaves é a segurança na operação do equipamento. O peso e o equilíbrio são extremamente importantes para a operação de uma aeronave de uma
maneira segura e eficiente.
Outra finalidade é a maior
eficiência durante os vôos propriamente dito. Um carregamento inadequado reduz a
eficiência da aeronave com relação ao teto dos vôos, capacidade de manobrar, razão de
subida, velocidade, e consumo de combustível; podendo ser motivo para
interrupção de um vôo.
Uma possível perda de vidas e a destruição do equipamento pode ser o resultado de uma sobrecarga estrutural, através de uma modificação súbita na alocamento da carga, com a consequente modificação nas características no vôo.
Uma possível perda de vidas e a destruição do equipamento pode ser o resultado de uma sobrecarga estrutural, através de uma modificação súbita na alocamento da carga, com a consequente modificação nas características no vôo.
O peso vazio e o correspondente centro
de gravidade (C.G.) de uma aeronave civil deve ser determinado na época da
homologação. Quando um fabricante projeta uma aeronave identificam-se as
especificações, peso máximo do avião e os limites dentro dos quais deve
equilibrar.
O
peso máximo de permitido baseia-se na superfície da asa, e quanta sustentação
irá gerar a uma velocidade segura e apropriada.
A
condição da aeronave no momento da determinação do peso vazio deve ser tal, que
possa ser facilmente repetida pelos operadores durante as manutenções programadas.
As
aeronaves têm uma tendência de ganhar peso devido ao acúmulo de sujeira, graxa,
etc., em áreas que não são facilmente acessíveis para lavagem e limpeza.
Por
estes motivos é que se faz necessário refazer a pesagem da aeronave periodicamente.
Nos casos de aeronaves usadas para transportes aéreos e taxi aéreo, este
procedimento é exigido pelos regulamentos aeronáuticos.
A teoria da alavanca, que é o equilíbrio ou balanceamento de corpo quando está em repouso sobre o um ponto de apoio, é o principio utilizado para a determinação do C.G. de uma aeronave. Saiba mais...
0 comentários:
Postar um comentário