Todos
os aviões exigem combustível para operação. O sistema de combustível consiste
em tanques, bombas, filtros, válvulas, mangueiras, dispositivos para medição e
dispositivos que monitoram. O sistema mantem o fluxo constante de
combustível livre de contaminante independentemente do movimento da aeronave. O peso do combustível pode ser significativo para a aeronave com relação à
capacidade da estrutura suportar a incidência de seu peso somado com o do combustível.
Na variação das cargas e mudanças de peso durante o vôo, isso não deve afetar o
controle da aeronave.
Cada órgão regulador da
aviação local, civil e militar, certifica o projeto e construção sob regimento aplicáveis
ao tipo de aeronave. As normas de certificação de aeronavegabilidade são
encontrados da seguinte forma:
- Categoria de aeronaves Normais, Utilidade,
Acrobática e Comum;
- Categoria Transporte Aéreo;
- Categoria Helicóptero;
- Categoria de Transporte de Helicóptero
- Balões tripulados;
Neste regulamento aborda
padrões de aeronavegabilidade para motores e pertence principalmente ao filtro
de combustível do motor e os requisitos de admissão. Em cada regimento determina
a aeronave a ser certificada em critérios muito específicos de cada projeto
necessário para garantir o funcionamento do sistema de combustível
corretamente.
Embora o técnico raramente é
envolvido na concepção com sistemas de combustível, uma revisão desses
critérios dá uma visão sobre como um sistema de combustível de aeronave. Cada
sistema de combustível deve ser construído e disposto para garantir o fluxo de
combustível a uma taxa e pressão estabelecida para o motor e unidade auxiliar
de potência (APU) um bom funcionando em cada condição de operação provável. Isto
inclui qualquer manobra para que a certificação seja pedida e durante o qual o
motor ou APU pode estar em operação.
Cada sistema de combustível
deve ser disposto de modo que a bomba de combustível não possa retirar
combustível a partir de mais do que um reservatório de cada vez. Também deve
existir um meio para evitar a introdução de ar nesse sistema. Cada sistema do
avião com motor com turbina deve atender aos requisitos de descarga de
combustível aplicáveis.
Um sistema de combustível do
motor da turbina deve ser capaz de operação sustentada ao longo de sua faixa de
vazão e pressão, mesmo que o combustível tem um pouco de água nele.INDEPENDÊNCIA DO SISTEMA DE COMBUSTÍVEL DE AERONAVE
Cada sistema de combustível dos
aviões multi-motores devem ser dispostos de modo que, em que pelo menos um dos
sistemas mantenha-se em operação em caso de avaria de qualquer um dos
componentes do sistema de combustível, com exceção do tanque de combustível,
não resulte na perda de potência do motor ou exija uma ação imediata pelo
piloto para evitar a perda de potência de mais do que um motor.
Se um único tanque de
combustível ou uma série de tanques de combustível interligados funciona como
um único tanque de combustível é usado em um avião multi-motor, saídas de
tanques independentes para cada um dos motores são usadas e uma válvula de corte
no tanque deve ser instalada.
Linhas e quaisquer
componentes de saída do tanque para cada motor deve ser completamente independentes
uns dos outros. O tanque de combustível deve ter, pelo menos, duas aberturas
dispostas de modo a minimizar a probabilidade de ambas as aberturas
simultaneamente. As tampas de abastecimento devem ser projetadas para minimizar
a probabilidade de instalação incorreta ou perda em voo.
FLUXO DE COMBUSTÍVEL
A capacidade do sistema de combustível para fornecer combustível a uma taxa de fluxo e pressão suficientes para o funcionamento adequado do motor é vital na aeronave. Além disso, o sistema de combustível deve entregar o combustível com a atitude da aeronave que é mais crítico com relação à alimentação de combustível e a quantidade de combustível utilizável.
Os testes são realizados para demonstrar esse desempenho. Os medidores de vazão de combustível estão instalados na maioria das aeronaves. Durante o teste, o medidor de vazão é bloqueado e combustível deve fluir através bypass e ainda abastecer o motor com taxa e pressão suficientes;
Para sistemas de combustível por gravidade a taxa de fluxo de combustível deve ser de 150% do consumo de combustível de decolagem do motor. Para sistemas de bombas de combustível, a taxa de fluxo de combustível para cada sistema de bomba para cada motor convencional deve ser 125% do fluxo de combustível exigida pelo motor à potência máxima de decolagem.
No entanto, a pressão de combustível, com bomba principal e de emergência operando simultaneamente, não deve exceder os limites de pressão de entrada de combustível do motor. Sistemas auxiliares de combustível e sistemas de transferência de combustível podem operar sob parâmetros ligeiramente diferentes.
Sistemas de combustível de motores turbinados deve fornecer pelo menos 100% exigido pelo motor sob cada condição de operação pretendida e manobra. Em aeronaves com vários tanques de combustível, o desempenho é monitorado quando se muda para um novo tanque de combustível uma vez foi esgotada de um tanque.
Para motores convencionais naturalmente aspirado, aviões monomotores em vôo nivelado, 75% de potência máxima contínua pode ser obtida em não mais do que 10 seg. Para aeronaves turbo, 20 seg. é permitido. 20 seg. também é permitida em aviões multi-motor.
O sistema de combustível devem ser criados e tem o intuito de evitar a ignição de vapores de combustível dentro do sistema através de raios diretos ou descargas atmosféricas.
Acidentes podem ocorrer quando o raio deforma com as forças aerodinâmicas e propaga-se de uma maneira única, devido ao material e forma das superfícies de estruturas.
A condução de eletricidade e descargas devem ser inibida nos alojamentos de ventilação de combustível, uma vez que pode inflamar a mistura ar-combustível.
A descarga estática que ocorre como resultado de uma diferença de potencial elétrico entre a aeronave e os pontos de ligações.
A condução de eletricidade e descargas devem ser inibida nos alojamentos de ventilação de combustível, uma vez que pode inflamar a mistura ar-combustível.
A descarga estática que ocorre como resultado de uma diferença de potencial elétrico entre a aeronave e os pontos de ligações.
Streamering é um caminho ionizado ramo semelhante que ocorre na presença de um acidente ou sob condições quando descargas atmosféricas são iminente.
1 comentários:
Boa noite, o que fazer com o combustível QAV remanescente das aeronaves estacionadas nos aeroportos brasileiros depois da quarentena, final de abril ou começo de maio? Esse combustível terá alteração química?
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