A capacidade do sistema de
combustível para fornecer combustível a uma taxa de fluxo e pressão suficientes
para o funcionamento adequado do motor é vital na aeronave. Além disso, o
sistema de combustível deve entregar o combustível com a atitude da aeronave
que é mais crítico com relação à alimentação de combustível e a quantidade de
combustível utilizável.
Os testes são realizados
para demonstrar esse desempenho. Os medidores de vazão de combustível estão
instalados na maioria das aeronaves. Durante o teste, o medidor de vazão é
bloqueado e combustível deve fluir através bypass e ainda abastecer o motor com
taxa e pressão suficientes;
Para sistemas de combustível
por gravidade a taxa de fluxo de combustível deve ser de 150% do consumo de combustível
de decolagem do motor. Para sistemas de bombas de combustível, a taxa de fluxo
de combustível para cada sistema de bomba para cada motor convencional deve ser
125% do fluxo de combustível exigida pelo motor à potência máxima de decolagem.
No entanto, a pressão de
combustível, com bomba principal e de emergência operando simultaneamente, não
deve exceder os limites de pressão de entrada de combustível do motor. Sistemas
auxiliares de combustível e sistemas de transferência de combustível podem
operar sob parâmetros ligeiramente diferentes.
Sistemas de combustível de
motores turbinados deve fornecer pelo menos 100% exigido pelo motor sob cada
condição de operação pretendida e manobra. Em aeronaves com vários tanques de
combustível, o desempenho é monitorado quando se muda para um novo tanque de
combustível uma vez foi esgotada de um tanque.
Para motores convencionais naturalmente
aspirado, aviões monomotores em vôo nivelado, 75% de potência máxima contínua
pode ser obtida em não mais do que 10 seg. Para aeronaves turbo, 20 seg. é
permitido. 20 seg. também é permitida em aviões multi-motor.
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