O
conjunto de roda de uma aeronave é um importante componente do sistema de trem
de pouso. Nele é montado o pneu que suporta todo o peso da aeronave durante o
táxi, decolagem e pouso.
O aro
é leve, forte e feito de liga de alumínio. Em alguns casos a roda pode ser de
liga de magnésio também existem. As rodas das aeronaves antigas eram de
construção de uma peça inteiriça da mesma forma como a roda do automóvel.
Com a
evolução dos pneus de aviões foram melhorando para o proposito deles e foram construídas
com maior grau de dureza para melhor absorver as forças do pouso da aeronave,
sem sacar ou sair ou separar-se do aro. Esticando um pneu desse tipo ao longo
de um único aro da roda não é uma tarefa possível então um aro de duas peças
foi desenvolvido.
As primeiras rodas de
aeronaves de bipartida foram essencialmente uma roda de peça única com um aro
externo removível para permitir o acesso para a montagem do pneu. Estes ainda
são encontrados em aviões mais antigos. Então foram desenvolvidos rodas com metades
quase simétricas. Quase todas as rodas de aeronaves são dessa construção de
duas peças.
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